segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Paris, eu não poderia deixar de começar por ela...

















Meu primeiro post será sobre Paris! Depois de morar 2 anos na França, acho justissimo que comecemos a falar sobre  a cidade luz, que tem seus motivos para ser chamada assim. Tentarei  fazer um mini roteiro, para os viajantes de plantão, com dicas básicas e sugestões de visita aos lugares mais conhecidos e imperdiveis dessa cidade!
A primeira coisa a se fazer chegando em Paris, é ter em mãos o plano do metrô. A cidade é dividida por zonas e de acordo com elas, os sistemas de metrô e trem também são divididos. Na maioria das vezes compensa comprar o ticket do metrô que é válido para o dia todo  do que trajeto por trajeto, acaba ficando mais caro!
Para começar... a Torre Eiffel! A Torre mais linda e charmosa do mundo! Ela fica na parada de metrô (Champs de Mars - Tour Eiffel) na linha C - amarela. Eu sugiro que você vá na torre de dia e à noite, ela é totalmente diferente. Para subir na torre, você tem a opção de escadas e elevador. O preço varia de acordo com os andares que você pretende subir. O máximo é o 3ª andar. Eu fui para o primeiro de elevador e pro segundo de escadas, confesso que são degraus inacabáveis, mas uma experiência única de ver realmente a estrutura da torre!
Compensa fazer um passeio nos chamados  Bateaux Mouches. São barcos que percorrem o Rio Sena e nos dão a percepção de extensão da cidade, normalmente  os barcos possuem fones de ouvido com a tradução das informações sobre cada lugar turístico em várias línguas. Em frente a Torre Eiffel tem um jardim imenso, que termina no Trocadero- Pantheon (museu das armas de guerra) percorrendo este jardim, você consegue ver a torre em diversas dimensões.
O Arco do Triunfo, fica na parada (Charles de Gaule Étoile) na linha 6-verde ou C-vermelha. Você pode pagar para subir também, não é muito alto e tem a vista de todas as grandes avenidas de Paris. De lá eu sugiro uma descida, andando por toda a Avenida Champs Elysées... As marcas mais chiques e nomes da alta costura se encontram pelas lojas, nos dois lados no decorrer da avenida. Compensa entrar em Ladurée a confeitaria mais famosa de Paris para comer macarrons!!! No fim da Champs Elysées você vai encontrar um monumento alto, na (Praça da Concordia) Place de la Concorde, continuando reto, vai passar pelo Jardim de Toulleries, lindo, onde começa o museu do Louvre e vai acabar o percurso nele! É uma boaa caminhada, mas compensa demais fazer todo o trajeto! Você pode fazer ele ao inverso também.. começando do museu e indo em direção ao Arco do Triunfo.
O Museu do Louvre é gigante! Existem estatísticas de que se você quiser ver o museu todo, e ficar 30 segundos em frente cada obra, teria que ficar 3 meses la dentro. O ideal é pegar o mapa do museu (com tradução em português) logo na entrada e já direcionar  sua visita para onde estão as obras que te interessam mais. Cuidado com o horário dos museus, tudo na França fecha mto cedo! Ao lado do museu do Louvre está o Museu de Artes Decorativas de Paris. Normalmente possui as melhores e mais interessantes exposições sobre Moda e Design. O Museu D´orsay, sobre o Impressionismo,  também é muito famoso,
Na parada Saint Michel Notre Dame, é onde fica a Catedral de Notre Dame e o Bairro Quartier Latin. Na Catedral é interessante  de se fazer um tour do lado de fora por toda sua extensão, e depois entrar para ver a arquitetura e decoração. O Bairro Quartier Latin é onde sugiro  para sair à noite, ele tem em  suas ruas paralelas, cafés super charmosos, restaurantes, e pubs animados para sair, tomar uma cerveja ou um bom vinho; fica na (linha B zul e C amarela) ou Roxa (Saint Michel).
Um bairro famoso de Paris é o Montmartre! Considerado do bairro boêmio de Paris, desde as antiguidades, é lá que encontramos o Moulin Rouge (parada: Blanche - linha 2 azul),  vários artistas de rua, fazendo caricaturas, e é onde fica a Igreja Sacre Coeur - Sagrado Coração. Ela fica numa parte bem alta, subi  uma ladeira grande pra ir a pé, mas possui também um "Funiculaire" (como é chamado) que é tipo um metrô que sobe esse tipo de terreno îngrime; ele fica na parada: Anvers - linha 2 azul, as filas normalmente são bem grandes. Lá de cima, tem uma vista linda de Paris de frente à Igreja! compensa a subida!
O Marais é o bairro gay de Paris, muito animado, com restaurantes e pubs, um local mais alternativo e  bem ousado! Para baladas, existem muitas boates e pubs nas ruas paralelas à Champs Elysées... mas cuidado ao circular por lá à noite, existem pessoas que não entram nas baladas e fazem zona na rua.
No site da loja FNAC francesa, (www.fnac.fr   na parte: spectacles e voyages) vendem os ingressos dos espetáculos da Opera de Paris e de todos os shows de música que tiverem acontecendo na cidade. Sugiro que entrem e confiram aquele cantor ou banda que você sonha em ver, pode estar dando um show bem na época da sua estadia! Já pude assistir, Akon, Alicia Keys, Shakira, dentre outros!
Algumas dicas são importantes... a água de Paris pode ser bebida da torneira sim! Eles possuem uma rede de água famosa pela limpeza, porém o gosto é diferente da que estamos acostumados a beber e em restaurantes, eles não cobram para servir uma garrafa d´agua.
Se você não fala a língua Francesa, sugiro que aprenda algumas palavras antes de embarcar para a França. Em restaurantes e na rua, para pedir alguma informação, tente falar o francês e depois use o inglês. Os franceses são completamente nacionalistas, normalmente são mais educados quando perceberm que o turista se interessa pela cultura do seu país! Pode parecer exagero, mas eles são assim! Paris tem milhares de museus e coisas lindas de se ver... Se fosse escrever tudo aqui, não sobraria espaço. Aqui ficam algumas dicas para uma boa estadia nessa cidade maravilhosa e encantadora!!

2 comentários:

  1. Ótimas dicas Clarice! Estou indo no final do mês e vou usá-las lá! bjoss e se tiver alguma dica de hotel bom e barato só para uma noite, me diga! Eu vou chegar em Paris e dormir uma noite, depois vou para uma estação de ski. Depois volto e fico uma semana na cidade luz! bjossss

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari!! Que bom que está indo... ;) Então sei de um hotel pequenininho em St Michel, super bem localizado mas estou sem o nome dele aqui.. vou procurar nas minhas coisas e te passo ta? Aproveite muitooooooo a cidade luz ehehe Beijoss!

    ResponderExcluir