quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lyon- França!



Depois do roteiro sobre Paris, venho dar dicas sobre Lyon, onde morei durante dois anos!
A segunda maior cidade da França, Lyon tem seu destaque pela gastronomia francesa. Lá estão os grandes nomes restaurantes, chefs e suas escolas.
Uma cidade universitária, repleta de jovens! Boas faculdades oferecem muitas oportunidades de intercâmbio durante o período acadêmico, além de especializações, mestrados e doutorados.
Farei um mini roteiro, com lugares e dicas para conhecer essa cidade encantadora!!
Lyon é cortada por dois rios que a travessam: Rhône e Saône. Eles ajudam a dar esse chame todo à cidade.

Começando pelo centro. Hotel de Ville (linha vermelha do metrô) onde é a prefeitura.



 Lá se encontra uma praça com monumentos maravilhosos e a Opera de Lyon. Um teatro lindo, com seus detalhes e tapetes vermelhos oferece uma programação anual de espetáculos de ballet e opera, além de oferecer um restaurante no último andar, com vista para a cidade.
Caminhando pelas famosas avenidas Victor Hugo e Rue de la Republique você poderá passar por todas as boutiques e lojas de grande nome e luxo.

Chegando em Bellecour, a maior praça da cidade, temos restaurantes charmosos nas ruas paralelas.

Vieux Lyon (Velha Lyon) é a parte histórica da cidade! Com ruazinhas de pedra, nelas encontramos os restaurantes e cafés típicos da cidade. Além de artesanatos e souvenirs.
Nós ouvimos tanto falar sobre a culinária francesa, eu diria que em Lyon pude realmente experimentar o que é comer um "Menu français". Tudo conta: logo que você chega, o cardápio. Você deve fazer o pedido completo: entrada, prato principal e sobremesa, escolher a bebida e o acompanhamento dela (no caso a água, trazida em uma garrafa, servida da torneira mesmo, já que na França a água é muito bem tratada)
Não queira decidir sua sobremesa depois, o garçom pode não gostar nada disso!
VIEUX LYON


CREPERIA


RESTAURANTE TÍPICO


Uma boa garrafa de vinho não pode deixar de acompanhar sua refeição. Côtes do Rhône é o vinho da região, um dos meus prediletos! As entradas são diversas, eu sugiro uma "Salade Lyonnaise", salada típica de Lyon, com alface, rúcula, croutons, bacon picadinho e um ovo por cima. Falando assim, parece algo super pesado mas a salada é leve e muito gostosa.


SALADE LYONNAISE




Como prato principal, a especialidade de Lyon são as bistecas de porco. Um acompanhamento que amo é o "Gratin de Finnois" São batatas gratinadas com molho branco, deliciosas. E como sobremesa, eu pediria uma simples "mousse au chocolat" super suave e gostosa. Hum.. deu água na boca!!

Continuando nossa caminhada, ainda em Vieux Lyon, temos que ver a Catedral Fouviére. Bonita por fora, mas por dentro, é de impressionar, tudo em outro, uma decoração maravilhosa!!
CATEDRAL FOURVIERE


 Lá de cima, a vista é linda! Pode se ver toda a cidade! À noite então, tem um charme especial


.


Um passeio super agradável é no Parque de la Tete D'oor. O  legal é, alugar uma bicicleta em uma das estações da cidade e sair passeando, vendo as belezas do parque e os animais, de patos, girafas, crocodilos até elefantes... ele é um verdeiro zoológico.







Para sair à noite, sugiro os barcos em Guillotiere (linha verde do metrô) Estes barcos estão sobre às margens do rio Rhône, são bares e boates do lado de  dentro e fora. São um charme e balançam um pouquinho pra você perceber que realmente está dançando sobre a água.





Bom, fica a dica!! Ao viajar para França, adicione Lyon no seu roteiro! Uma cidade linda e charmosa!!



6 comentários:

  1. Clarice, deu mais vontade aí de ir para lá. Você teria dicas de onde alugar um apartamento para um mês em Lyon? Eu e minha esposa queremos passar um mês por lá estudando francês. Acho que por ser uma cidade universitária, está difícil de achar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leo! Tenho sim um amigo Frances que fala portugues e tem uma agencia de intercambio e apartamentos para alugar em Lyon o site : www.intercambio-franca.com email: contato@intercambio-franca.com Fale que te indiquei :) Beijos

      Excluir
  2. cidade linda..... aprendi um pouco mas de Lyon. merci!

    ResponderExcluir
  3. Olá Clarice
    Já estamos em 2014, mas espero que seu blog ainda esteja ativo. Eu e meu marido vamos viajar para a região de Borgogne no próximo dia 4/6.Nesse tour passaremos em Lyon , onde mora uma amiga italiana. Ela será uma boa guia , pq é arquiteta com doutorado em arq. urbana e, com certeza , nos mostrará esses recantos que vc mencionou.Mas está há pouco tempo lá , então foram interessantes as dicas que vc deu sobre gastronomia, que nos interessa muito.Estamos em dúvida, porém , se ficamos lá 2 ou 3 dias. Serão sábado, domingo e talvez, segunda.O que vc acha? 2 dias são suficientes? De la´seguiremos para Genôva para passar 2 (ou 3 ) dias. Não decidimos se é melhor ficar mais um dia em Lyon ou visitar Cinque Terre , na Itália antes de ir para Gênova. O que vc sugere? Grata,
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir