sexta-feira, 2 de março de 2012

Quer uma dica?

 Nunca more fora, você nunca mais será feliz em um lugar só!Acho que a maioria das pessoas que já tiveram a experiência de fazer um intercâmbio e passar meses, ou anos fora do Brasil, chegam a essa conclusão!
Ao mesmo tempo  eu diria: More fora! Você passará por uma experiência única e levará uma bagagem interna que só você sabe o valor que ela tem! ( Vou contar aqui parte da minha experiência, usando a Europa, principalmente a França como forma de comparação).
Quando a gente sai do Brasil, você passa a conhecer e realmente entender o que é viver uma rotina num país onde as pessoas realmente possuem outra cultura e costumes.
Pra começar pelo clima... como eu sonhava em ir pra uma estação de ski, conhecer neve, pegar naquilo, andar por cima, sentir a textura e assim realizei... vi as paisagens mais belas da minha vida, de um chalé nos alpes suiços, com montanhas, carros embranquiçados, pessoas empacotadas da cabeça aos pés tudo branquinho, e por ai vai....
Ao mesmo tempo, confesso que, a neve, na cidade onde se mora, não tem essa fantasia toda. Fica fácil levar muitos tombos na rua, atrapalha o trânsito, e o frio em excesso, num inverno rigoroso, cansa! Meses e meses: sair na rua cheia de roupas , entrar na padaria e não aguentar tomar café sem tirar o casaco, o cachecol, as  luvas, o gorro... Na saída: colocar todo o "arsenal" novamente. Entrar no banco, tirar tudo, sair dele, colocar dinovo,  fazer supermercado, tirar tudo, sair dele, empacotar!... e por ai vai... nas primeiras semanas é lindo, depois dos 4 meses de céu cinza... dá tristeza!
No inverno as pessoas são mais tristes mesmo, saem menos de casa,  e na minha opnião, não precisam realmente tomar 2, 3 banhos por dia; por mais potentes aquecedores que tenham em casa, ao sair do banho, a temperatura nunca é suficiente!!
O inverno do Brasil, praticamente não existe. Podemos dizer que o sul e o sudeste do país sentem essa mudança de temperatura, o restante do país, usa as roupas de verão de sol a sol, de ano a ano. Está aí, um charme que os europeus tem! Guarda - roupas de Primavera - Verão - Outono e Inverno! Dá gosto organizar as roupas, os acessórios, os sapatos... e sentir realmente a mudança de estação!
O Verão do Brasil, é um sonho de consumo para os europeus. O Carnaval do nosso país é motivo de notícia em jornais, televisão, de estímulos para festas e de orgulho pro nosso país. O samba, tem um valor maior, mas muito maior do que nós, acostumados a te-lo nós pés, imaginamos! Acho que nunca tive que sambar tanto, como na europa,  a maioria das pessoas pedem pra ver, pra aprender e dançar! Mas "cá pra nós".. ritmo e molejo como o nosso, é difícil de encontrar! Que agradeçamos mais uma vez nossa miscigenação e o sangue africano que carregamos.
Mas os europeus também não ficam pra trás, se revelam no verão. Saem de casa e vivem o carnaval deles! Ficam mais alegres, simpáticos, libertam dos casacos, e se exaltam sim, nestes três, quatro meses como nós, a diferença é que pra gente, é o ano inteiro!

Sabe a Torre Eiffel? Pra mim, é o monumento mais bonito, curioso e charmoso que já vi em toda minha vida! De dia é uma coisa, a noite é mais linda ainda! Da mesma forma com que sonhamos conhecer Paris, e nos apaixonamos por ela, os europeus sonham com o Rio de Janeiro, e conhecer o Cristo! Sim, a dimensão é  a mesma. Sabe a Amazônia? Os europeus ficam indignados ao saber que a maioria da população brasileira nao a conhece!
Vamos falar de comida? Posso dizer que na França, além do privilégio de morar na casa de um chef de cozinha super famoso de Lyon ( a cidade gastronômica da França) foi o lugar que comi as melhores refeições. Não por se comer algo caro ou chique, mas pelo saber fazer, o tempero, o gosto e o refinamento no preparo.
Sou apaixonada por massas! Na Itália me esbaldei de tanto macarrão, pizza, lasanhas, sorvetes e particularmente é o tipo de cozinha que mais me agrada! A Espanha tem seu charme com as "Tapas", as pequenas porções de tudo de se possa imaginar, batatas "bravas", almôndegas, paella... e por ai vai... Cada país europeu tem suas especialidades e o Brasil? Eu poderia dizer que dentro do Brasil temos varios países juntos. A comida da Bahia não tem nada a ver com as especialidades de Minas, com o que se come no Sul, e por ai vai... Nós temos uma mistura tão grande de raças e cores, que, à partir dessa miscigenação, hoje nossos pratos e bebidas característicos são de origens distintas, como a feijoada, o pão de queijo, a pamonha, a caipirinha (cachaça), a boa carne de boi e etc.
Sobre relacionamentos... pra mim, até esta relação Brasil/Europa tem suas diferenças... Eu diria que o fator clima tem grandes influências nisso. Já repararam como o calor e as influências indígenas ainda estão nos nossos costumes? A facilidade e naturalidade que temos em expor as partes do nosso corpo ao se vestir, são muito maiores que a dos Europeus. Ao mesmo tempo, expomos nossos glúteos avantajados  nos biquinis fio-dental porém tampamos nem que seja com um míni "cortininha"os seios na praia. Já na  europa, mostrar a bunda vai totalmente contra os valores de comportamento deles, e os seios... exponha a quem quiser! "Top less" é a coisa mais comum que se vê à beira da praia. A maneira como eles enxergam essa exposição corporal eu diria que é diferente... aqui no Brasil se dá uma importância muito grande à estética, as curvas, aos músculos... Na europa, acostumados a ver as pessoas com os corpos a maior parte do tempo tão tampados, acredito que o princípio estético, não seja a primeira coisa a se valorizar ao conhecer alguém. Não que isso seja algo exagerado aqui ou lá, nem que os europeus sejam mais "santos" que os brasileiros, mas acredito que a "tentação" aqui seja maior. O calor nos dá vontade de beber aquela cervejinha no boteco todo no fim de tarde, as festas estão sempre à todo vapor, já no frio,  essa vontade não vem tão à tona, fazemos menos festas, preferimos reunir os amigos em casa...tudo é menos e mais tranquilo; e por ai vai. O estilo de vida é diferente!
Enfim.. uma opnião particular!
O lance é que: Na Europa, a diferença social é muito menor que aqui. As pessoas tem acesso à escolas públicas de qualidade, a um transporte coletivo que funciona, um padrão de vida que com pouco, se tem muito, diferente da desigualdade em que vivemos, da dificuldade com a saúde e educação pública, com o trânsito e o mal funcionamento da rede de transportes... Mas no Brasil, temos um país novo porém enorme, em dificuldade, que cresce, que tem um povo  trabalhador que realmente se esforça a ser feliz com o pouco que tem, que tem ambições futuras. A Europa tem uma história de milhares de anos, passou por guerras mundiais, possui países de pequena dimensão e hoje está lá na frente, porém vivendo uma crise avassaladora. A verdade é que encontramos "virtudes e defeitos" na Europa que não temos no Brasil e vice versa.
Queria encontrar pessoas falando diversas línguas na rua, gente do mundo inteiro em um lugar só, mas ao mesmo tempo como é bom escutar a nossa língua o tempo todo, ver "gente da gente" por perto.
São mundos opostos que hoje, me dão vontade de ter, um ao lado do outro.
Quem sabe ainda consiga juntar minha família, minha turma de amigos de sempre, com as amizades brasileiras de lá, com os estrangeiros....a nossa música, nosso astral, com o aconchego e tranquilidade do inverno,o guarda-roupa de todas as estações, juntar nosso pão de queijo, piqui, guaraná, com os "menus" refinadas e os vinhos perfeitos a 3 euros. A felicidade, a ambição, a batalha do povo brasileiro com os ônibus passando no horário correto: 12:32, 07:47, podendo andar nas calçadas e ruas sem buracos, junto com uma igualdade social, saúde e educação públicas a todos, praias, montanhas, o cristo, a torre....a língua portuguesa, com o francês, italiano espanhol, alemão... e poder ter, um amor sem fronteiras...
Quem sabe um dia...
Parc de la Tête d'Or - Lyon - Fr

Nenhum comentário:

Postar um comentário