A segunda maior cidade da França, Lyon tem seu destaque pela gastronomia francesa. Lá estão os grandes nomes restaurantes, chefs e suas escolas.
Uma cidade universitária, repleta de jovens! Boas faculdades oferecem muitas oportunidades de intercâmbio durante o período acadêmico, além de especializações, mestrados e doutorados.
Farei um mini roteiro, com lugares e dicas para conhecer essa cidade encantadora!!
Lyon é cortada por dois rios que a travessam: Rhône e Saône. Eles ajudam a dar esse chame todo à cidade.
Começando pelo centro. Hotel de Ville (linha vermelha do metrô) onde é a prefeitura.
Lá se encontra uma praça com monumentos maravilhosos e a Opera de Lyon. Um teatro lindo, com seus detalhes e tapetes vermelhos oferece uma programação anual de espetáculos de ballet e opera, além de oferecer um restaurante no último andar, com vista para a cidade.
Caminhando pelas famosas avenidas Victor Hugo e Rue de la Republique você poderá passar por todas as boutiques e lojas de grande nome e luxo.
Chegando em Bellecour, a maior praça da cidade, temos restaurantes charmosos nas ruas paralelas.
Vieux Lyon (Velha Lyon) é a parte histórica da cidade! Com ruazinhas de pedra, nelas encontramos os restaurantes e cafés típicos da cidade. Além de artesanatos e souvenirs.
Nós ouvimos tanto falar sobre a culinária francesa, eu diria que em Lyon pude realmente experimentar o que é comer um "Menu français". Tudo conta: logo que você chega, o cardápio. Você deve fazer o pedido completo: entrada, prato principal e sobremesa, escolher a bebida e o acompanhamento dela (no caso a água, trazida em uma garrafa, servida da torneira mesmo, já que na França a água é muito bem tratada)
Não queira decidir sua sobremesa depois, o garçom pode não gostar nada disso!
VIEUX LYON |
CREPERIA |
RESTAURANTE TÍPICO |
Uma boa garrafa de vinho não pode deixar de acompanhar sua refeição. Côtes do Rhône é o vinho da região, um dos meus prediletos! As entradas são diversas, eu sugiro uma "Salade Lyonnaise", salada típica de Lyon, com alface, rúcula, croutons, bacon picadinho e um ovo por cima. Falando assim, parece algo super pesado mas a salada é leve e muito gostosa.
SALADE LYONNAISE |
Continuando nossa caminhada, ainda em Vieux Lyon, temos que ver a Catedral Fouviére. Bonita por fora, mas por dentro, é de impressionar, tudo em outro, uma decoração maravilhosa!!
CATEDRAL FOURVIERE |
Lá de cima, a vista é linda! Pode se ver toda a cidade! À noite então, tem um charme especial
.
Um passeio super agradável é no Parque de la Tete D'oor. O legal é, alugar uma bicicleta em uma das estações da cidade e sair passeando, vendo as belezas do parque e os animais, de patos, girafas, crocodilos até elefantes... ele é um verdeiro zoológico.
Bom, fica a dica!! Ao viajar para França, adicione Lyon no seu roteiro! Uma cidade linda e charmosa!!
Clarice, amei o post, linda Lyon! bju
ResponderExcluirClarice, deu mais vontade aí de ir para lá. Você teria dicas de onde alugar um apartamento para um mês em Lyon? Eu e minha esposa queremos passar um mês por lá estudando francês. Acho que por ser uma cidade universitária, está difícil de achar.
ResponderExcluirOlá Leo! Tenho sim um amigo Frances que fala portugues e tem uma agencia de intercambio e apartamentos para alugar em Lyon o site : www.intercambio-franca.com email: contato@intercambio-franca.com Fale que te indiquei :) Beijos
ExcluirOlá Clarice
ResponderExcluirJá estamos em 2014, mas espero que seu blog ainda esteja ativo. Eu e meu marido vamos viajar para a região de Borgogne no próximo dia 4/6.Nesse tour passaremos em Lyon , onde mora uma amiga italiana. Ela será uma boa guia , pq é arquiteta com doutorado em arq. urbana e, com certeza , nos mostrará esses recantos que vc mencionou.Mas está há pouco tempo lá , então foram interessantes as dicas que vc deu sobre gastronomia, que nos interessa muito.Estamos em dúvida, porém , se ficamos lá 2 ou 3 dias. Serão sábado, domingo e talvez, segunda.O que vc acha? 2 dias são suficientes? De la´seguiremos para Genôva para passar 2 (ou 3 ) dias. Não decidimos se é melhor ficar mais um dia em Lyon ou visitar Cinque Terre , na Itália antes de ir para Gênova. O que vc sugere? Grata,
Maria Alice
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir